Blog
Como terminar o ano bem financeiramente?

Como terminar o ano bem financeiramente?

O ano já está chegando ao fim, mas ainda há tempo para se livrar das dívidas e começar 2018 no azul! Como fazer isso?

É necessário ter disciplina e mudar os hábitos desde já. Porém, saiba que você não sairá da dívida da noite para o dia. Esse processo pode ser um pouco lento e tudo depende do seu compromisso de seguir em frente e, logicamente, de quanto dinheiro você pode utilizar sem se prejudicar.

Para muitos, uma das resoluções mais comuns nesta época é iniciar o ano sem tais despesas. Embora isso possa ser um desafio e tanto, essa questão pode ser contornada com um planejamento financeiro adequado.

A seguir, mostraremos algumas dicas para que você possa começar o próximo ano sem dívidas!

Analise sua situação financeira

É essencial listar todos os gastos para saber para onde seu dinheiro está indo. Todos os gastos devem ser anotados em detalhes para que você (ou sua família) saiba quanto entra de renda e para onde vai o dinheiro. Uma planilha, caderno ou aplicativos no celular são algumas maneiras de você fazer o controle dos seus gastos.

Faça cortes em gastos desnecessários

Após definido o orçamento, determine quais despesas você pode cortar (sem que façam falta). Alguns bons exemplos: trocar o plano do celular ou o pacote de TV por assinatura. Desta maneira, você vai abrir espaço para as despesas de começo de ano. Algumas, como matricula na escola dos filhos, poderão ser pagas à vista com desconto.

Regularize suas dívidas

Outra atitude muito importante é identificar para quem você deve e qual o valor total da dívida. Procure renegociar suas dívidas, mas sempre tomando cuidado para que as parcelas sejam compatíveis com seu orçamento.

Reflita sobre seus hábitos

Procure repensar seus hábitos para descobrir o que está desequilibrando suas finanças. Se você costuma parcelar todas as suas compras, tem muitos gastos no cartão de crédito ou está sempre caindo em tentações de consumo, isso pode ser um aviso de alerta!

Presentes de Natal

Procure pagar à vista os presentes de Natal e, logicamente, escolha itens que não fujam do seu orçamento. Uma dica boa, para quem consegue, é antecipar as compras. Aqui, tenha sempre em mente o valor que você está disposto a gastar.

Atenção com o 13o

Com o final de ano, chegam 13º salário, bônus, gratificações…. Esse dinheiro extra pode ser muito útil para eliminar as despesas e começar 2018 sem dívidas. Se você já está com suas dívidas quitadas, ótimo! Aproveite para guardar os recursos para as despesas de começo de ano. Ou ainda, caso seja possível, use essa renda para potencializar seus investimentos!

Gostou das dicas que sugerimos para você? Se quiser saber mais sobre educação financeira e sobre como você pode investir seu dinheiro, fale com a Santinvest.