Blog
Empréstimos: saiba qual é o ideal para sua empresa

Empréstimos: saiba qual é o ideal para sua empresa

Empréstimos podem ser bastante vantajosos para empreendedores. Fazendo uso consciente desta forma de crédito, é possível trabalhar com um capital de giro a mais, ou dar um respiro no fluxo de caixa, com a possibilidade de expandir sua empresa e lucrar mais. Com isso é possível fazer um investimento em algo que pode trazer um retorno maior para sua empresa, com um dinheiro de baixo custo.

Existem inúmeros produtos relacionados à crédito, e por isso, é importante conhecer a linha que seja mais apropriada para você e seu negócio. Cada instituição financeira opera com produtos e regras próprias. O mais recomendado é sempre pesquisar as necessidades de sua empresa, e ver qual modalidade mais se encaixa com sua empresa.

Importância de não deixar as dívidas acumularem

Em qualquer âmbito da vida, sejam finanças pessoais ou profissionais, as dívidas não devem se acumular para que você não tenha que enfrentar problemas com inadimplência. Preparamos algumas dicas valiosas de organização financeira para te ajudar, confira AQUI.

Diferença de empréstimo e financiamento

É comum haver confusão entre essas modalidades. O financiamento é indicado para pessoas/empresas que buscam investir rapidamente na infraestrutura da empresa, mas estão sem dinheiro em mãos. O financiamento é menos flexível e mais limitado do que o empréstimo, pois no crédito empresarial o destino do dinheiro deve ser previamente definido para o credor. Essa modalidade pode ser vista como um investimento para seu negócio, pois futuramente você pode pagar a dívida com o lucro fornecido pelo produto/serviço que foi financiado.

Tipos de empréstimos mais comuns

Abaixo listamos os tipos de empréstimos mais comuns, e como podem ser úteis para o seu negócio:

  • Antecipação de recebíveis:

O empresário recebe antecipadamente o crédito que só entraria no futuro. Os juros são mais baixos do que em outras linhas de crédito, e todo pagamento deve ser feito por duplicatas ou depósitos em ‘conta-trava’, ou em ‘conta escrow’. Esta linha de crédito é mais indicada para empresários que querem antecipar os faturamentos mensais das vendas a prazo. Bastante indicado para empresários de micro e pequenas empresas, é uma maneira de ter uma quantidade em caixa, mesmo quando o negócio está começando, permitindo mais mobilidade ao empreendedor.

  • Capital de Giro:

Pode ser que no momento sua empresa não esteja enfrentando dificuldades financeiras, mas já pensou como seria útil ter um dinheiro em mãos para investir em sua empresa?  O capital de giro é uma ótima opção para garantir a saúde financeira do seu empreendimento. Clique aqui e aprenda a calcular o capital de giro da sua empresa.

  • Compror:

Pagar à vista, é uma opção vantajosa para muitas empresas, pois assim é possível negociar melhor o preço. O cliente/comprador atua como fiador do valor emprestado. Ou seja, a empresa realiza a compra na empresa fornecedora e o banco paga a sua dívida à vista. Além disso, com a dívida diretamente com o banco você terá o pagamento com a data pré-estabelecida em contrato, podendo negociar com mais flexibilidade o prazo e as condições de pagamento. Empresas de diferentes portes e ramos têm acesso a essa linha de crédito.

  • Vendor:

Você adquire um crédito junto à instituição financeira, para que seja possível receber à vista, e parcelar o valor do produto/serviço para seus clientes. Este tipo de modalidade oferece a você várias vantagens, como por exemplo dar mais prazo aos compradores, e permitir melhor fluxo de caixa, pois sua empresa recebe à vista, aumentando a agilidade das vendas. Além disso, o seu cliente terá um prazo maior para pagar e sua empresa tem acesso de forma imediata ao dinheiro, oferecendo maior aval nas negociações.

Onde solicitar empréstimo para empresas

Várias instituições financeiras oferecem diversos produtos de créditos. Cada banco oferece determinadas taxas, limites e valores próprios, sendo que os tipos de empréstimos e financiamentos também podem variar.

Converse com nossa CONSULTORIA para fazer uma avaliação e saber mais!

Gostou do nosso artigo? Aproveite para compartilhar nas redes sociais conteúdo rico e relevante para mais leitores!