Blog
Inadimplência: dicas de organização para quitar dívidas

Inadimplência: dicas de organização para quitar dívidas

Só quem está endividado sabe como é desesperador não conseguir pagar todas as contas até o final do mês. As dívidas começam a virar uma bola de neve, queremos resolver tudo com urgência e acabamos numa situação ainda pior. Mas fique tranquilo, pois seguindo nossas dicas sobre organização financeira garantimos que você sairá da inadimplência.

Organize suas finanças

A primeira dica que trazemos é a parte mais essencial do processo. Organização é tudo na vida. Então faça uso de aplicativos ou mesmo daquela velha e boa caderneta para saber na ponta do lápis tudo que vem sendo gasto. Com esse controle financeiro você descobrirá para onde seu dinheiro está indo, e no que você está gastando além do necessário. Existem várias opções de aplicativos, gratuitos e pagos, para controlar seus investimentos, orçamentos, rentabilidade e custos.

Crie metas

Crie metas fixas em cada mês para não ultrapassar o orçamento. Quando temos conhecimento no que vamos gastar nosso dinheiro, direcionado apenas para o essencial, dificilmente ficamos atolados em contas. Sempre antes de fazer novas contas é necessário fazer uma boa pesquisa de mercado para que seu dinheiro não acabe sendo desperdiçado. Atualmente existem aplicativos de celular que auxiliam no processo de controle do seu orçamento, e também a cadastrar suas despesas e receitas.

Corte gastos desnecessários

Momentos de lazer são importantes, mas devem ser planejados com cuidado, pois é comum sair e gastar mais do que o estipulado. Sempre existe uma maneira de garantir diversão mesmo sem gastar muito. Desde assistir filmes em casa com a família, a fazer passeios em parques e praças. No período de férias é comum as pessoas estourar o orçamento realizando atividades que ultrapassam o valor planejado, e muitas vezes levam o ano todo para se recuperarem. Por isso, é importante sempre ter em mente o quanto você recebe e o quanto pode ser dedicado nas horas de lazer.

Otimize seus investimentos

Você conseguiu sair daquele círculo de pagar as contas e não sobrar nada? Então, agora está na hora de se planejar e fazer o dinheiro trabalhar por você. Inicie o processo por uma autoavaliação. Você já sabe o quanto sobra no final do mês para que você invista? Ainda não? Crie uma conta de investimento, separe sempre um percentual do que você ganha para economizar. Otimizar seus investimentos é uma solução eficaz para criar um fundo de reserva e nunca mais passar por apertos. Em muitas financeiras é possível simular seu investimento e visualizar a rentabilidade futura no mesmo minuto, além de poder acompanhar toda a operação desde a aplicação ao resgate de maneira remota, como o investimento de LC de Renda Pré-Fixada.

Negocie com credores

Existem muitas empresas no mercado que oferecem a possibilidade de renegociar dívidas, inclusive bancos. Aposte sempre na opção de conversar com seu credor pessoalmente, mesmo tendo várias soluções online, discutir pessoalmente facilitará o processo de negociação. Com o orçamento em dia e dinheiro na mão você estará livre das dívidas.

Na Santinvest você pode fazer operação de portabilidade, tendo a possibilidade de migrar sua dívida e assim reduzir a taxa de juros. Para isso, basta solicitar ao banco credor original o Demonstrativo de Evolução de Dívida (DED). O prazo para concluir a operação é de até 15 dias, desde que não ocorram problemas junto ao banco credor. Além dessa operação também é possível realizar empréstimo de crédito pessoal consignado, caso você seja servidor público.

Caso esteja passando por apuros em sua empresa, na Santinvest você encontra diversas soluções para seu negócio, como antecipação de recebíveis, compror, e vendor.

Esperamos que essas dicas ajudem você a colocar suas dívidas em ordem.

Lembre-se sempre de manter o controle financeiro, a organização e planejamento das contas que você não passará por essa situação novamente.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe o conteúdo nas redes sociais para que mais pessoas possam ficar por dentro!