Linha do Tempo

1980

O objetivo de levar o desenvolvimento à região sul de Santa Catarina motivou a união de empresários catarinenses e o governo do Estado em torno de um projeto que oferecesse uma alternativa à matriz energética das indústrias. Deu-se assim início à Siderúrgica Sul Catarinense (Sidersul).


1987

A partir da união consolidada pela Sidersul surgiu, no final da década de 80, a ideia da constituição da Santinvest, uma iniciativa pioneira no país por reunir empresários de diferentes regiões do Estado e de diversos segmentos para constituição de uma Instituição Financeira que atendesse empresários e cidadãos em Santa Catarina.

Entre as empresas que participaram desta iniciativa estavam Ind. Têxtil Cia. Hering – Artex S.A Fábrica de Artefatos Têxteis – Ind. Linhas Leopoldo Schmalz S.A – Cia. Hansen Industrial – Consul S.A – USATI S.A Refinadora Catarinense – CODESC Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina – Fundição Tupy S.A – INPLAC Indústria de Plásticos S.A – Ind. Cerâmica Imbituba S.A – Perdigão S.A. – Sadia Avícola S.A. – Eletromotores WEG S.A – Maximiliano Gaidzinski S.A Ind. de Azulejos Eliane, que juntas representavam uma importante fatia do PIB de Santa Catarina à época.

1993

Um grande marco!

A Santinvest recebe a Carta Patente do Banco Central, autorizando o início das operações como Instituição Financeira.

1994

A Santinvest foi pioneira no empréstimo descontado em folha para servidores públicos do Estado, que anos mais tarde passou a ser conhecido como Empréstimo Consignado. O primeiro convênio foi firmado com a Polícia Militar de Santa Catarina.

1995
1999

O sucesso do serviço logo abriu espaço para novos convênios com o Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público, Prefeitura de Joinville e outras prefeituras e associações, além de empresas por todo o Estado.

O crédito consignado torna-se um produto consolidado e a instituição financeira vive fase de crescimento junto aos catarinenses com aumento da oferta, considerado o DNA da Santinvest.

2005

A chegada de um importante parceiro catarinense, a Marisol, amplia o portfólio de produtos da Santinvest através do atendimento personalizado de seus franqueados em todo o território nacional.


2010

Buscando fomentar a cultura da inovação, a Santinvest lança o Projeto Banco de Ideias, um programa interno de reconhecimento à inovação de seus colaboradores. Trimestralmente são premiados projetos inovadores e ao final de cada ano a melhor Ideia do Ano é escolhida por uma Comissão considerando a relevância e o impacto aos negócios e ao propósito da empresa.

2012

A Santinvest estrutura seu investimento em ações de responsabilidade social corporativa, apoiando iniciativas através da Lei de Incentivo ao Esporte, Lei Rouanet e FIA (Fundo da Infância e Adolescência).


Clique aqui para conhecer mais ações sociais promovidas.

2013

Com o objetivo de promover hábitos saudáveis e encorajar um estilo de vida equilibrado de seus colaboradores, é lançado o Programa Bem Estar e Qualidade de Vida. O Programa abrange ações de incentivo a atividades físicas e promoção da saúde dos colaboradores, a participação em programas de voluntariado e engajamento em projetos como o Cão Terapia da Diretoria de Bem Estar Animal de Florianópolis, além do estímulo à participação em eventos culturais.

2015

Santinvest adere ao Poupa Brasil – iniciativa nacional que reúne instituições financeiras com o objetivo de facilitar o acesso aos melhores investimentos pela população por meio digital.

2015

13º Prêmio IGK – A Grande Jogada Social – Teatro do CIC (Centro Integrado de Cultura).

Este foi o 3º ano consecutivo que a Santinvest se fez presente no evento, recebendo o reconhecimento do Instituto pelo apoio ao Programa Campeões da Vida.

O Programa IGK tem como meta motivar e envolver pessoas e empresas em projetos sociais, oferecendo oportunidades de desenvolvimento e integração social a todos os cidadãos.

2016

Um projeto vencedor do Banco de Ideias sai do papel e ganha a Santinvest: a Universidade Corporativa Santinvest.

Criada pela equipe de estagiários da área de Tecnologia da Informação (TI), a iniciativa focada em Educação Financeira é lançada como um marco enquanto ferramenta de capacitação e disseminação do conhecimento.

2017

Road Show Acrefi – Novotel/Florianópolis – Na foto, Antonio Augusto de Almeida Leite (Pancho)/Diretor Superintendente da ACREFI, Hilgo Gonçalves/Presidente ACREFI, diretores das instituições associadas patrocinadoras do evento, e Sergio Vale da MB Associados e colunista da Revista Exame que realizou apresentação aos convidados com o tema Cenário Macroeconômico e Político.