Blog
PLANEJAMENTO FINANCEIRO 2019 – VOCÊ JÁ FEZ O SEU?

PLANEJAMENTO FINANCEIRO 2019 – VOCÊ JÁ FEZ O SEU?

O final do ano é a época onde refletimos sobre o que foi feito nos últimos 12 meses e pensamos no que faremos nos próximos 12. Por ser um momento onde temos muitos gastos financeiros, como as parcelas de IPTU, IPVA, matrículas para quem tem filhos e tantas outras contas que chegam, a orientação é que façamos uma “faxina financeira” e definirmos como queremos estar, financeiramente, na mesma época do ano que vem. Nesse texto aqui nós já mostramos como você pode começar o ano com crédito, e agora preparamos algumas dicas para você seguir o ano para alcançar os seus objetivos! Vamos lá? 

  1. Anote os custos de todos os seus planos e gastos fixos do próximo ano.

    Para definir quanto você precisa ganhar, você precisa saber o quanto precisa gastar. Anote em uma folha ou planilha todos os grandes gastos do ano e faça uma pesquisa do quanto custa para realizar os seus planos. Quer viajar? Comprar um carro? Comprar equipamentos melhores para trabalhar? Pesquise os preços e anote. Agora insira na sua lista os seus custos fixos anuais (se você precisa despender, por exemplo, mil reais ao final do ano para os boletos citados acima, quanto precisa poupar para ter o valor na data do pagamento?).  Após fazer esse exercício, você já saberá o quanto precisará para se planejar financeiramente! Se você tem algum pagamento em parcelas que adentram o ano, elas também devem constar no seu planejamento. Lembre-se de envolver os seus familiares e as pessoas que moram com você nos seus planos, para que tudo saia conforme planejado.

  2. Faça pesquisas sempre

    Com as mudanças constantes no mercado financeiro, é importante sempre acompanhar o cenário econômico. O seu planejamento inicial é a base das suas finanças, mas você pode encontrar promoções que valem a pena e otimizam o seu orçamento.

  3. Mude a forma como você organiza seu orçamento mensal

    Normalmente as pessoas organizam o seu orçamento mensal com “Ganhos (-) Despesas = Lucro/Prejuízo”. A partir de agora, faça diferente. Comece a organizar o seu dinheiro da seguinte forma: Ganho (-) Sonhos (-) Despesas. Através dessa mudança, você se educa a poupar para chegar ao seu objetivo e adequa o seu padrão de vida com o restante do dinheiro. Mas lembre-se que este dinheiro reservado aos sonhos deve caber no seu orçamento, então não defina um valor que você não consiga cumprir.

  4. Resolva suas inadimplências

    Se você possui dívidas, não espere mais um minuto para resolver essa questão. Com o passar do tempo, a sua dívida aumenta e fica cada vez mais difícil para quitá-la. Aproveite o período do ano para negociar as suas inadimplências e já coloque no seu planejamento o pagamento. Com o nome limpo na praça, ficará muito mais fácil para realizar os seus sonhos no futuro.

    Caso a sua inadimplência seja com a Santinvest, entre em contato conosco agora e vamos juntos definir o seu ano financeiro!

  5. Faça o seu dinheiro render.

    Se você já investe seu dinheiro, logo colherá o lucro das operações. Se  ainda não investe, que tal colocar como meta que vai se dedicar a isso ao próximo ano? Você pode obter um bom lucro em 2019 ou ainda deixar para fazer grandes viagens em 2020. Tudo depende de como e quando você começar.

    Investimentos são simples e qualquer um pode fazer! Conte com o nosso suporte para saber o que é melhor para você e comece hoje uma amizade saudável com o seu dinheiro. Veja como funcionam os nossos investimentos.


    E aí, já tem tudo para começar o ano bem? Que tal passar adiante essas dicas para quem você quer ver feliz no próximo ano?