Blog
Planejamento financeiro: 4 dicas importantes

Planejamento financeiro: 4 dicas importantes

Começar a se planejar financeiramente é essencial para viver dias mais tranquilos e um grande passo para garantir o seu padrão de vida no futuro. Pode parecer uma tarefa difícil, mas seguindo dicas simples, é possível investir na sua vida de um jeito fácil. Anote as nossas sugestões!

  • TENHA UMA RESERVA FINANCEIRA

Ter uma reserva financeira é essencial para a sua vida, independente de qual seja a sua profissão, situação financeira ou classe social. Também chamada de “colchão de liquidez” ou “reserva de emergência”, a reserva financeira é um dinheiro destinado para resolver emergências ou imprevistos. É uma segurança para você e o seu futuro. As emergências podem ser de diversos tipos, como por exemplo: desemprego, conserto do carro, reparos na casa, dificuldades financeiras por diversos fatores, emergências de saúde e assim por diante. Nota-se que os imprevistos variam na escala de gravidade e tamanho da despesa, por isso é sempre bom estar preparado.

É importante dizer que você precisa fazer essa reserva antes de começar a investir, para que não seja necessário fazer resgates da parcela do seu patrimônio de investimento caso ocorra alguma emergência. Dessa forma, você facilita a sua vida e não precisa passar por nenhuma burocracia na hora de resolver problemas. O correto então, nesse caso, é ter o dinheiro investido num título de renda fixa pós-fixado, como o tesouro Selic.

Para saber qual o valor ideal da sua reserva, faça o cálculo baseado nas suas despesas médias mensais. A sua reserva, então, deve ser de 3 a 6 vezes o valor das suas despesas.

  • CRIE UM ORÇAMENTO MENSAL

Para você ter uma vida financeira saudável, o primeiro passo é criar o seu orçamento mensal. Saber para onde vai o seu dinheiro é essencial para criar a sua reserva de emergência e, claro, para identificar onde estão os furos do orçamento.

Para fazer isso, não é preciso nenhum programa específico ou entender muito de economia. Você pode começar com um papel e caneta, ou uma planilha no excel. Anote todo o dinheiro que entra e sai na sua conta, e em poucos meses você terá um bom panorama da sua vida financeira.

Depois disso, você cria o seu orçamento. Para isso, você vai planejar onde gastar o seu dinheiro. Dedique algum tempo para essa tarefa, pois ela será base para os próximos meses ou anos da sua vida.

  • COMECE A INVESTIR

Investimentos podem parecer, a primeira vista, um bicho de sete cabeças. Mas depois de algumas dicas e esclarecimentos, você vai descobrir que investir é mais simples do que imagina. Se você escolher uma instituição financeira que te deixe confiante, já será meio caminho andado. Dessa forma, você poderá tirar todas as suas dúvidas e receber auxílio sobre as melhores escolhas para o momento.

  • PENSE NA SUA VIDA APÓS A APOSENTADORIA! 

Já pensou no que fazer depois que parar de trabalhar? A maioria das pessoas começa a levar uma vida ociosa, entediante, exatamente por não se planejar para o futuro. Defina metas! Pense no que quer fazer quando se aposentar e ser financeiramente independente. Quer viajar com a família? Visitar mais os filhos? O que você pode fazer HOJE com o seu dinheiro para realizar seus sonhos lá na frente?

Não tenha medo de desenhar o seu futuro, ele te pertence! Faça mapas, organogramas, coloque sua vida no papel e visualize quais escolhas você precisa fazer financeiramente para chegar onde quer. E quando você fizer isso, conte com a Santinvest para te acompanhar nesta caminhada.