Blog
Saiba como declarar os seus investimentos no IR

Saiba como declarar os seus investimentos no IR

A declaração do imposto de renda (IR) sobre investimentos ainda gera muitas dúvidas, apesar de ser um assunto de extrema importância. Assim como qualquer outra renda, os lucros de investimentos devem ser declarados. É necessário que essa operação seja feita com atenção e de forma regrada, pois o investidor pode cair na malha fina e ter que pagar ainda mais pelo procedimento caso preencha os documentos de forma incorreta.

Cada tipo de investimentos funciona de forma diferente na hora de declarar o imposto. Por isso, aprenda como você deve fazer a declaração de acordo com a sua aplicação. Vejamos alguns exemplos:

– INVESTIMENTOS DE RENDA FIXA

Nas aplicações em renda fixa, é necessário declarar saldos superiores a R$ 140 em 31 de dezembro do ano correspondente à declaração.

– PREVIDÊNCIA PRIVADA

Para este tipo de investimento, você deve declarar o valor contribuído durante todo o ano. Caso a modalidade seja PGBL, se feita a declaração completa, é possível fazer dedução.

– TÍTULOS PÚBLICOS DO TESOURO DIRETO

Neste caso, é necessário informar o valor investido e os rendimentos obtidos já descontando o Imposto de Renda, pois este já é retido na fonte.

A declaração de Imposto de Renda sobre investimentos pode parecer uma tarefa complicada à primeira vista. Porém, com a assistência certa para este tipo de operação, a sua vida financeira ficará mais fácil e você poderá prosseguir com tranquilidade nas suas aplicações.

Conte conosco para o sucesso dos seus investimentos!