Blog
Santinvest apoia projeto ‘Sinais Vitais’ do ICOM

Santinvest apoia projeto ‘Sinais Vitais’ do ICOM

O relatório ‘Sinais Vitais 2016: Criança e Adolescente’ realizado pelo Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM) tem como objetivo trazer informações sobre como vivem as crianças e adolescentes de Florianópolis.

Neste ano a Santinvest é uma das parceiras deste projeto por acreditar que o ‘Sinais Vitais’ traz respostas, não só para a Santinvest, mas para toda a sociedade, sobre como realizar a melhor destinação dos investimentos de recursos sociais para as crianças e adolescentes de Florianópolis.

IMG_5192

Giorgio Donini no evento de lançamento do “Sinais Vitais”.

“Investimos comumente em projetos voltados ao conhecimento e educação de crianças e adolescentes de escolas públicas da Grande Florianópolis, oportunizando atividades no contraturno escolar, assim evitando que se tornem vulneráveis no ambiente onde vivem, muitas vezes oferecendo situações de risco para sua integridade física, psicológica e intelectual” declara Giorgio Rodrigo Donini, diretor da Santinvest.

O relatório ‘Sinais Vitais 2016: Criança e Adolescente’ está dividido em seis partes. A primeira apresenta indicadores sobre o contexto geral de Florianópolis. A partir dos direitos da criança e do adolescente previstos no ECA, o relatório estabelece cinco eixos de apresentação dos dados: (1) Vida, Saúde e Alimentação; (2) Educação; (3) Integridade Física, Psicológica e Moral; (4) Profissionalização e Proteção no Trabalho; (5) Cultura, Esporte e Lazer.

Para a gerente executiva do Icom, Mariane Maier Nunes, o que chama mais atenção no relatório são as desigualdades, que ainda são muito grandes. Apesar de contar com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as capitais e baixo índice de mortalidade infantil, Florianópolis ainda tem muito a avançar. O levantamento aponta, por exemplo, que uma em cada sete crianças ou adolescentes da cidade encontram-se vulnerável à pobreza.

Clique aqui e faça o download do relatório ‘Sinais Vitais 2016: Criança e Adolescente’

IMG_5208

Prefeito Gean Loureiro no evento de lançamento do “Sinais Vitais”.

Sobre o Sinais Vitais

O relatório Sinais Vitais é um diagnóstico social participativo, que busca identificar avanços e desafios da comunidade, visando influenciar políticas públicas e orientar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade vida da cidade. Inspirada no projeto Vital Signs realizado por Fundações Comunitárias no Canadá, o ICOM é a única instituição da América Latina a aplicar a metodologia. Dividida em 4 etapas, ela começa com a coleta de indicadores disponibilizados em banco de dados oficiais e órgãos da administração pública. Em seguida, são realizadas oficinas temáticas com especialistas para refletir coletivamente sobre os indicadores, contextualizando-os e apontando os principais avanços e desafios para a cidade no tema proposto. A terceira etapa contempla a publicação de um relatório com linguagem acessível e de fácil compreensão. Por fim, o ICOM fomenta sua divulgação e disseminação a fim de influenciar políticas públicas, a tomada de decisão e os investimentos sociais. Desde 2008, o ICOM já realizou nove edições nos municípios de Florianópolis e Palhoça, em Santa Catarina.

Sobre o ICOM

O ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis é uma organização sem fins lucrativos, de interesse público, que nasceu com a missão de unir pessoas, empresas e iniciativas sociais para o desenvolvimento comunitário da região. Há mais de dez anos, identifica oportunidades e desafios, e mobiliza pessoas e recursos para fortalecer as comunidades da Grande Florianópolis. Além disso, o ICOM atua no fortalecimento de organizações da sociedade civil, impulsionando causas sociais para a melhoria da qualidade de vida, e estimula o investimento social estratégico. Desde 2005, já investiu mais de 6 milhões na comunidade, doou mais de R$1,7 milhões para organizações de base comunitária, e impactou 300 mil pessoas.